24, Abril | 2023  

Analistas-Tributários da Receita Federal do Brasil (RFB) atuaram na apreensão de drogas, mercadorias e minérios ilegais entre os dias 17 e 24 de abril valoradas em mais de R$ 4milhões. Confira os detalhes das apreensões:

*Complexo da Maré/RJ

Analistas-Tributários da Divisão de Vigilância e Repressão ao Contrabando e Descaminho da Receita Federal na 7ª Região Fiscal (RJ/ES) atuaram na apreensão de dois contêineres cheios de árvores de Natal ilegais no Complexo da Maré na manhã de segunda-feira (17).

Os itens foram localizados na entrada da favela Nova Holanda e após fiscalização das equipes da RFB, foi constatada a falta de documentação que comprovasse a origem do material.

carros2

*Pelotas/RS

Na manhã da última quarta-feira (19), Analistas-Tributários da Receita Federal do Brasil atuaram na retenção de 209 litros de bebidas de procedência estrangeira sem documentação de importação em uma transportadora de Pelotas/RS.

A carga de bebidas foi retida por estar desacompanhada de documentação que comprovasse a regular importação.

WhatsApp Image 2023 04 24 at 11.09.43

*Manaus/AM*

Analistas-Tributários do Serviço de Vigilância e Repressão ao Combate ao Contrabando e Descaminho da Alfândega do Porto de Manaus (SEREP) atuaram na apreensão de 64 contêineres carregados com 2,5 toneladas de minério suspeitos de irregularidade na última quinta-feira (20).

Os exportadores não conseguiram comprovar a regular aquisição das cargas. Os documentos apresentados à fiscalização não condizem com a natureza dos produtos e com a operação logística que estava sendo realizada.

A carga foi originalmente identificada como Ilmenita, mas de acordo com a Receita Federal somente após perícia é que a fiscalização terá a certeza de que material se trata. A carga tinha como destino à China.

WhatsApp Image 2023 04 24 at 11.00.33

Além disso, Analistas-Tributários da Receita Federal do Brasil atuaram na manhã da última quinta-feira (20) em operação de combate à introdução clandestina de produtos importados no país no porto de um Transportador Fluvial que atua na cidade de Manaus/AM.

Após procedimentos de análise de risco, a Receita Federal identificou transportador fluvial que introduziu no Brasil 17 toneladas de carga, de alto valor monetário, proveniente do Peru, sem passar pelo controle da fiscalização aduaneira.

Além de não apresentar a mercadoria para a fiscalização, o transportador desviou a embarcação da rota determinada, efetuando uma operação de descarga fora do porto autorizado pela Receita Federal. A mercadoria e a embarcação foram apreendidas e estima-se que o valor total da apreensão seja R$ 4 milhões.

11b0113a-baf4-41c8-8dd3-7341f00a9a3a.jpg

Analistas-Tributários que atuam na equipe k9 da RFB em Manaus realizaram operações de combate ao contrabando e descaminho no Aeroporto Internacional Eduardo Gomes e no Centro de Tratamento de Cartas e Encomendas (CTCE) dos Correios que resultaram na apreensão 8,8 kg de skunk e 180 cápsulas de Fentanil entre os dias 20 e 23.

Após realização de análise de risco, uma encomenda foi separada para procedimentos de fiscalização não invasiva. Ao ser verificado no escâner e passar pelo crivo olfativo dos agentes caninos da Receita Federal, Odin e Deco, o volume suspeito teve confirmação positiva para 1,9 kg de skunk.

WhatsApp_Image_2023-04-24_at_11.52.36.jpg

Em outra encomenda suspeita a Receita Federal apreendeu 180 cápsulas de Fentanil, opioide sintético 50 vezes mais potente do que a heroína e cerca de cem vezes mais potente do que a morfina. A caixa que continha a droga estava saindo de Manaus com destino Itália e tinha a descrição de que eram cápsulas para emagrecimento.

No decorrer da semana passada, a fiscalização da Receita Federal, com a atuação dos agentes caninos Deco e Odin, atuou na apreensão de 39,45 kg de skunk, encontrados em malas de três passageiros que tinham como destino a cidade de São Paulo.

Na madrugada de sábado para domingo a Equipe K9 da Receita Federal continuou em ação de combate ao tráfico de drogas e localizou mala contendo 6,9 kg de skunk de passageiro que tinha como destino o Rio de Janeiro.

WhatsApp_Image_2023-04-24_at_11.52.36_1.jpg

*Guarulhos/SP

Analistas-Tributários da Receita Federal do Brasil atuaram na apreensão de 6,5kg de drogas na última sexta-feira (21) no Aeroporto Internacional de Guarulhos/SP.

Os entorpecentes estavam em pose de dois passageiros oriundos de Manaus. A dupla foi presa e encaminhada para as autoridades competentes em São Paulo.

WhatsApp Image 2023 04 24 at 08.47.34 696x522

*Posto Esdras/MS

Analistas-Tributários da Receita Federal do Brasil atuaram na noite de domingo (23) na apreensão de 5,7kg de cocaína na fronteira de Corumbá com a Bolívia.

A droga estava em posse de um boliviano, de 30 anos, que tentava entrar no Brasil em um táxi. Segundo os servidores, o homem ficou nervoso durante a abordagem, despertando desconfiança da fiscalização.

Ao conferir as bagagens, a equipe encontrou o entorpecente. O viajante disse que pegou a cocaína em Santa Cruz de la Sierra, a cerca de 650 km da fronteira e a entregaria em Corumbá. Ele e o entorpecente foram encaminhados para a Delegacia da Polícia Federal. A RFB estima prejuízo de quase 700 mil reais ao tráfico com essa apreensão. 

*Cascavel/PR

Analistas-Tributários da Receita Federal do Brasil (RFB) atuaram na retenção de celulares contrabandeados do Paraguai nesta segunda-feira (24) em fiscalização de rotina em estrada rural de Cascavel/PR.

 Em verificação, foi notado que o automóvel estava com fundos falsos, onde eram escondidos os eletrônicos. Ao todo, 33 smartphones foram localizados e retidos.

6f82d98c-87c8-4628-a8ab-0cf7065fc3ff-880x660.jpg

O carro e os itens foram encaminhados ao Pátio da Receita Federal de Cascavel onde ficam à disposição da Justiça. *Com informações da Receita Federal do Brasil

Mais notícias
  • há 3 semanas

Analistas-Tributários da Receita Federal do Brasil atuam na apreensão de 327kg de cocaína em van na BR-376, em Itapoá/SC

Leia mais

  • há 3 semanas

Analistas-Tributários da Receita Federal do Brasil atuam na apreensão de 430kg de cocaína no Porto de Navegantes/SC

Leia mais

  • há 3 semanas

Analistas-Tributários da Receita Federal do Brasil atuam na apreensão de mais de meia tonelada de cocaína

Leia mais