27, Fevereiro | 2024

Analistas-Tributários da Receita Federal atuaram na tarde da última quinta-feira, dia 22, em conjunto com a Polícia Federal (PF) na apreensão de 4 kg de cocaína durante inspeção de bagagem no Aeroporto Internacional de Brasília/DF.

Uma equipe da Alfândega da RFB em Brasília detectou conteúdo suspeito em uma bagagem submetida a equipamento de raios-X. Ao abri-la, os servidores confirmaram que havia cerca de 4 kg de cocaína escondidos em colchonetes.

O passageiro, um homem de 44 anos, tinha como destino Paris e iria realizar conexão em Lisboa, em Portugal. Ele foi preso, conduzido à Superintendência da Polícia Federal e responderá pela prática de tráfico internacional de drogas, cuja pena varia de 5 anos e 10 meses a 25 anos de reclusão, mais multa.

Na França, antes de chegar às ruas misturada com outras substâncias, a droga apreendida teria um valor estimado superior a R$ 850 mil.

Ainda durante a ação conjunta no controle de passageiros de risco do mesmo voo, uma cidadã boliviana, que havia embarcado inicialmente no Rio de Janeiro e tinha a cidade espanhola de Málaga como destino final, foi flagrada ao se identificar com um passaporte argentino contendo dados de terceira pessoa.

Ela também foi detida pela Polícia Federal e poderá responder por uso de documento falso ou falsa identidade (arts. 304 e 308, do Código Penal, respectivamente), a depender do resultado de perícia sobre o documento apresentado às autoridades.

Aduana_Analistas-Tributários_atuam_na_apreensão_de_cocaína_no_Aeroporto_Internacional_de_BrasíliaDF_2.jpg
Aduana_Analistas-Tributários_atuam_na_apreensão_de_cocaína_no_Aeroporto_Internacional_de_BrasíliaDF_3.jpg
Aduana_Analistas-Tributários_atuam_na_apreensão_de_cocaína_no_Aeroporto_Internacional_de_BrasíliaDF_4.jpg

Atuação dos Analistas-Tributários

Como atividade essencial à proteção da sociedade e do Estado, os Analistas-Tributários da Receita Federal do Brasil que atuam na Aduana formam a linha de frente na rotina de combate ao contrabando, descaminho, evasão de divisas, tráfico internacional de drogas e armas e outros crimes transfronteiriços nos postos de fronteira terrestre, aeroportos e portos de todo o país.

Mais notícias
  • há 2 meses

Aduana: Analistas-Tributários atuam na retenção de R$450 mil em mercadorias irregulares no Paraná

Leia mais

  • há 2 meses

Aduana: Analistas-Tributários atuam na retenção de cigarros eletrônicos ilegais em Caçador/SC

Leia mais

  • há 2 meses

Aduana: Analistas-Tributários da Receita Federal atuam na apreensão de 16 kg de cocaína no Aeroporto de Fortaleza/CE

Leia mais