Fronteirômetro

A fiscalização e o controle aduaneiro no Brasil

Dimensionar o volume de cargas que ingressam e saem do país por portos, aeroportos e pontos da fronteira seca e reforçar a importância da fiscalização e do controle aduaneiro, são os objetivos do Sindicato Nacional dos Analistas-Tributários da Receita Federal do Brasil (Sindireceita) com o “Fronteirômetro”.

O “Fronteirômetro” apresenta projeções “online” do fluxo do comércio exterior brasileiro durante o ano. Para alcançar as projeções para o ano de 2022 foram considerados os dados oficiais dos anos de 2016 a 2021, informações públicas, fornecidos por Ministérios, Agências e Órgão Governamentais.

A ferramenta pretende chamar a atenção da sociedade brasileira para o enorme número de veículos, pessoas e cargas que entram e saem do país, reforçando a necessidade do controle mais contundente sobre todo esse fluxo.

A entrada de armas, drogas, produtos contrabandeados e falsificados é um problema que precisa ser combatido, pois atinge a nossa sociedade ao prejudicar a segurança pública e favorecer o crime organizado.

Com as projeções o fronteirômetro possibilita que se tenha uma noção dos quantitativos de produtos e mercadorias descarregadas e carregadas nos portos ou que se saiba quantos aviões estão pousando e decolando dos aeroportos internacionais brasileiros, bem como a quantidade de passageiros.