QUANTIDADE DE CARGA ENTRANDO NO PAÍS POR PORTOS, AEROPORTOS E FRONTEIRAS SECAS EM 2017
  • Quilos
  • Milhares
  • Milhões
  • Bilhões
 

Valor das Apreensões realizadas pela RFB

Cabe à Receita Federal, por meio dos servidores que atuam na Aduana, promover o controle e a tributação das operações de comércio exterior, o gerenciamento de risco, a fiscalização, a vigilância e a repressão aduaneira nesses postos de fronteira.

Uma atuação que tem por objetivo facilitar o fluxo do comércio internacional e buscar garantir a segurança para a sociedade ao combater crimes como o contrabando, o descaminho, o subfaturamento, a importação fraudulenta e outras práticas ilegais. Ações criminosas que geram desequilíbrio econômico ao favorecer a concorrência desleal, provocando queda na arrecadação de tributos, fechando postos de trabalho e colocando em risco o cidadão que fica exposto a produtos impróprios para o consumo e prejudiciais à saúde humana.

É, portanto, responsabilidade da Receita Federal do Brasil controlar a entrada e saída do território nacional de produtos permitidos ou proibidos gerindo as informações prestadas pelo exportador ou importador durante a realização de procedimentos relacionados às operações do comércio exterior.

Ressalta-se que o valor das apreensões abrange produtos como: cigarros, eletroeletrônicos, armas, munições, brinquedos, vestuários, remédios, equipamentos de informática, carros, calçados, pneus, perfumes, óculos, celulares, agrotóxicos e outras mercadorias.

O contador apresentado nessa sessão projeta a média de apreensões realizadas pela Receita Federal para o ano de 2017, com base nos relatórios aduaneiros disponíveis no site do órgão. Veja os relatórios disponibilizados pela Receita Federal do Brasil:

Relatório Gerencial Aduaneiro 2013  |  Relatório Gerencial Aduaneiro 2014  |  Relatório Gerencial Aduaneiro 2015

Contador das apreensões realizadas pela Receita Federal do Brasil

    Valor das Apreensões
      Reais

    A apreensão de drogas nas nossas fronteiras também faz parte do dia a dia do controle aduaneiro realizado pela Receita Federal. Abaixo tabela com quantitativos de drogas apreendidas pela Receita Federal nos anos de 2013, 2014 e 2015:

     

    Vídeos de apreensões de drogas e outros produtos

    Mais vídeos no Canal do Sindireceita no Youtube.