QUANTIDADE DE CARGA ENTRANDO NO PAÍS POR PORTOS, AEROPORTOS E FRONTEIRAS SECAS EM 2017
  • Quilos
  • Milhares
  • Milhões
  • Bilhões
 

AEROPORTOS ADMINISTRADOS PELA INFRAERO

Importações Aéreas

A importação compreende à entrada temporária ou definitiva em território nacional de bens ou serviços originários ou procedentes de outros países, a título oneroso ou gratuito.

Toda mercadoria procedente do exterior, deverá ser submetida a despacho de importação, que será realizado com base em Declaração de Importação (DI) apresentada à unidade aduaneira.

Despacho de importação é o procedimento mediante o qual é verificada a exatidão dos dados declarados pelo importador em relação à mercadoria importada, aos documentos apresentados e à legislação específica, com vistas ao seu desembaraço aduaneiro.

    CARGAS AÉREAS IMPORTADAS
      Quilogramas

    Exportações Aéreas

    A exportação é basicamente a saída da mercadoria do território aduaneiro, decorrente de um contrato de compra e venda internacional, que pode ou não resultar na entrada de divisas.
    Toda mercadoria destinada ao exterior, deverá ser submetida a despacho de exportação, que será realizado com base em Declaração de Exportação (DE) apresentada à unidade aduaneira.

    Despacho de Exportação (DE) é o procedimento mediante o qual é verificada a exatidão dos dados declarados pelo exportador em relação à mercadoria, aos documentos apresentados e à legislação específica, com vistas a seu desembaraço aduaneiro e a sua saída para o exterior.

      Cargas exportadas
        QUILOGRAMAS

      AEROPORTOS PRIVATIZADOS

      Importações e Exportações Aéreas

        CARGAS AÉREAS IMP/EXP
          Quilogramas

        AEROPORTOS PRIVATIZADOS: Aeroporto Internacional de Viracopos/SP, Aeroporto de Brasília/DF, Aeroporto Internacional Tom Jobim/RJ, Aeroporto Internacional de Guarulhos/SP, São Gonçalo do Amarantes/RN e Aeroporto Internacional de Confins/MG.

        DESEMBARAÇO ADUANEIRO - MODAL AÉREO

        Canais de Parametrização para Importação

        Uma vez registrada a declaração de importação e iniciado o procedimento de despacho aduaneiro, o Sistema Siscomex selecionará o canal de conferência aduaneira. Tal procedimento de seleção recebe o nome de parametrização. Os canais de conferência na importação são quatro: Vermelho, Amarelo, Verde e Cinza.

        CANAL VERDE: A importação selecionada para o canal verde é desembaraçada automaticamente sem qualquer verificação, devendo o importador comparecer à Alfândega apenas para retirar o Comprovante de Importação (dispensa o exame documental, a verificação da mercadoria e a entrega dos documentos de instrução do despacho).

        CANAL AMARELO: O canal amarelo significa conferência dos documentos de instrução da DI e das informações constantes na declaração.

        CANAL VERMELHO: No caso de seleção para o canal vermelho, há, além da conferência documental, a conferência física da mercadoria.

        CANAL CINZA: Se a DI é selecionada para o canal cinza, é realizado o exame documental, a verificação física da mercadoria e a aplicação de procedimento especial de controle aduaneiro, para verificação de elementos indiciários de fraude.

        Os índices de parametrização nos aeroportos alfandegados foram aproximadamente, em média, nos últimos 4 anos:

        Canal verde: 94,36%

        Canal amarelo: 2,29%

        Canal vermelho: 3,3%

        Canal cinza: 0,04%

        A projeção do quantitativo de Declarações de Importações (DI) em 2017, de acordo com o canal de parametrização, para as cargas importadas movimentadas nos terminais aeroportuários, administrados pela Infraero e privatizados, neste exato momento é:

        Canal Verde(DECLARAÇÃO DE IMPORTAÇÃO)

          Canal Amarelo(DECLARAÇÃO DE IMPORTAÇÃO)

            Canal Vermelho(DECLARAÇÃO DE IMPORTAÇÃO)

              Canal Cinza(DECLARAÇÃO DE IMPORTAÇÃO)