QUANTIDADE DE CARGA ENTRANDO NO PAÍS POR PORTOS, AEROPORTOS E FRONTEIRAS SECAS EM 2017
  • Quilos
  • Milhares
  • Milhões
  • Bilhões
 

Movimentação de aviões nos aeroportos brasileiros

Para dimensionar o quantitativo dos voos internacionais, de cargas e passageiros, o “Fronteirômetro” se baseou em dados estatísticos e informações disponibilizadas pela Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero) e pelas administradoras dos aeroportos privados.

Para aeroportos administrados pela Infraero a projeção obtida considerou a movimentação nos anos de 2013 a 2016 e para os aeroportos privatizados a projeção obtida considerou a movimentação dos anos de 2015 e 2016.

AEROPORTOS INFRAERO (voos)

    AEROPORTOS PRIVATIZADOS (Voos)

      AEROPORTOS PRIVATIZADOS: Aeroporto Internacional de Viracopos/SP, Aeroporto de Brasília/DF, Aeroporto Internacional Tom Jobim/RJ, Aeroporto Internacional de Guarulhos/SP, São Gonçalo do Amarantes/RN e Aeroporto Internacional de Confins/MG.

       

      Fiscalização e controle aduaneiro nos principais aeroportos do País

      A Receita Federal do Brasil (RFB é responsável pelo controle do fluxo do comércio internacional (veículos, cargas e pessoas) realizado nos aeroportos internacionais do País.

      Cabe à Receita Federal, por meio dos servidores que atuam na Aduana, promover o controle e a tributação das operações de comércio exterior, o gerenciamento de risco, a fiscalização, a vigilância e a repressão aduaneira nesses terminais. Uma atuação que tem por objetivo facilitar o fluxo do comércio internacional e buscar garantir a segurança para a sociedade ao combater crimes como o contrabando, o descaminho, o subfaturamento, a importação fraudulenta e outras práticas ilegais.

      É responsabilidade da Receita Federal do Brasil controlar a entrada e saída do território nacional de produtos permitidos ou proibidos gerindo as informações prestadas pelo exportador ou importador durante a realização de procedimentos relacionados às operações do comércio exterior.

      A atuação da Receita Federal ocorre em 34 Terminais de passageiros e 41 Terminais de carga.

      Clique nos links abaixo para visualizar os terminais de acordo com a Receita Federal:

      Terminais de carga   |   Terminais de passageiros