QUANTIDADE DE CARGA ENTRANDO NO PAÍS POR PORTOS, AEROPORTOS E FRONTEIRAS SECAS EM 2019
  • Quilos
  • Milhares
  • Milhões
  • Bilhões
 

Analistas-Tributários da Receita Federal do Brasil atuaram no último sábado, dia 21, no âmbito da Operação Fronteira Blindada, em ação conjunta com a Polícia Rodoviária Federal que resultou na retenção de mercadorias ilegais em Santa Terezinha de Itaipu/PR.

Em operação de vigilância da Receita Federal do Brasil, por volta das 15h, foram avistados três veículos sendo carregados no estacionamento de um hotel em Santa Terezinha de Itaipu. Dentro deles, foram encontradas grandes quantidades de celulares e perfumes, todos importados de forma irregular.

Os veículos foram lacrados e encaminhados à Receita Federal em Foz do Iguaçu para as providências cabíveis. Apenas o responsável por um dos veículos se apresentou, os outros foram abandonados no momento da abordagem. Ninguém foi preso, porém serão encaminhadas representações fiscais para fins penais ao Ministério Público para apuração dos ilícitos.

Estima-se que o valor das mercadorias chegue a R$ 120 mil. A Receita Federal disponibiliza um telefone de contato para denúncias, de forma anônima, por meio do número (45) 9 9152-2036.

Essa iniciativa está inserida no âmbito do Programa de Proteção Integrada de Fronteiras (PPIF), instituído pelo Decreto 8.903/2016, e tem como diretrizes a atuação integrada e coordenada dos órgãos de segurança e de fiscalizações atuantes nas fronteiras, e como foco, o fortalecimento da prevenção, do controle, da fiscalização e da repressão aos delitos transfronteiriços, como contrabando, descaminho, tráfico de drogas, armas e medicamentos, entre outros. (Com informações da Assessoria de Comunicação da Alfândega da Receita Federal em Foz do Iguaçu/PR)