Analistas-Tributários da Receita Federal do Brasil atuaram na madrugada do último domingo, dia 28, na retenção de um caminhão transportando cerca de 250 mil maços de cigarros paraguaios contrabandeados no município de Osório/RS.

A ação ocorreu em um posto de combustível localizado às margens da BR-101. Após a fiscalização do veículo, os servidores da Receita Federal constataram a presença de cerca de 500 caixas de cigarros, o equivalente a 250 mil maços da mercadoria.

O caminhão realizava viagem desde São Paulo/SP e tinha como destino a região metropolitana de Porto Alegre/RS. As mercadorias retidas possuem o valor estimado de R$ 1, 2 milhão.

O condutor, de 45 anos, possuía histórico de crimes aduaneiros e foi preso em flagrante pelo crime de contrabando e conduzido até a Polícia Federal.

 

Assista ao vídeo do momento da retenção:

 

ATRFB em ação

 

Como atividade essencial à proteção da sociedade e do Estado, os Analistas-Tributários da Receita Federal do Brasil que atuam na Aduana mantêm a rotina de trabalho nos postos de fronteira terrestre, aeroportos e portos de todo o país.

Inclusive, os Analistas-Tributários reforçaram sua atuação para contribuir com a sociedade nesse momento, reafirmando o objetivo de garantir controle aduaneiro nas atividades de importação e exportação e, principalmente, assegurar a realização das atividades de fiscalização, vigilância e repressão, mesmo durante a pandemia de coronavírus.

Os Analistas-Tributários estão na linha de frente atuando na facilitação do comércio exterior, mas agindo também para garantir o combate ao contrabando, descaminho e tráfico internacional de drogas por todo o país.